Educação
Abstenção no segundo dia do Enem Digital em Sergipe supera primeiro e chega a 65%
O índice de abstenções do segundo dia de aplicação do Enem Digital em Sergipe foi maior do que no primeiro dia. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), nas provas deste domingo (7), o estado teve 65,2% de ausências, superando os 60,9% do último dia 31 de janeiro.
Dos 1.314 inscritos para fazer o Enem Digital em Sergipe, apenas 457 compareceram, o equivalente a 34,8%. Já 857 alunos deixaram de fazer as provas. Em todo o Brasil, o índice de ausência foi de 71,3%. Ao todo, dos 93.079 inscritos para fazer o exame, apenas 26.709 fizeram as provas no segundo dia de aplicação.
Mas se em comparação com o próprio estado os números pioraram, no geral a situação foi bem positiva. Sergipe teve a terceira menor abstenção de todo o Brasil no segundo dia do Enem Digital, perdendo apenas para o Pará (62,7%) e Amapá (64,8%). Por outro lado, as maiores abstenções foram de: Tocantins com 77,2%, São Paulo com 76%, e Mato Grosso do Sul com 75,2%.
Apesar dos altíssimos índices de abstenção, diretamente relacionados à covid-19, o Inep considerou o resultado positivo. “Estamos muito satisfeitos com o resultado. Acho que nesse momento, estamos escrevendo mais um capítulo importante na história do Enem, a primeira vez da aplicação digital”, disse o presidente do Instituto, Alexandre Lopes.
“Nosso papel é oferecer à sociedade uma oportunidade de um exame de acesso ao ensino superior e isso nós conseguirmos fazer. A opção de não fazer é uma opção individual e isso a gente respeita”, acrescentou.
Leia mais:
Inep considera aplicação piloto do Enem digital satisfatória; abstenção foi de 71,3%
Leia os termos de uso