Educação


Apagão: Plataforma que reúne currículos de pesquisadores brasileiros está há 4 dias fora do ar


Publicado 27 de julho de 2021 às 18:00     Por Dhenef Andrade     Foto Reprodução / CNPq

A plataforma Lattes, que reúne currículos de pesquisadores no Brasil, chega, nesta terça-feira (27), ao seu quarto dia fora do ar. O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), responsável por administrar os servidores, no entanto, afirmou, em nota que que possui backup do servidor queimado que causou a pane.

O susto preocupou cientistas brasileiros que tentaram acessar a plataforma e confirmou a informação, sem ainda saber dimensionar os danos por falta de backup. “A placa do servidor que queimou não tinha backup, a gente não sabe exatamente o que a gente perdeu, se perdeu alguns segundos, minutos, horas, dias. A folha de pagamento também está comprometida, vai ter que fazer algum processo manual, enfim, está um caos no CNPq”, informou o Conselho.

Em comunicado mais recente, a entidade confirmou que “já dispõe de novos equipamentos de TI e a migração dos dados foi iniciada antes do ocorrido. Independentemente dessa migração, existem backups cujos conteúdos estão apoiando o restabelecimento dos sistemas. Portanto, não há perda de dados da Plataforma Lattes”.

Por fim, o órgão garantiu que o pagamento das bolsas de pesquisa implementadas não será afetado e que todos os prazos estão suspensos ou serão prorrogados. A causa do problema e o prazo para retorno do sistema à normalidade não foi divulgado.

Leia mais
UFS publica calendários acadêmicos para período letivo 2021.1



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso