Política


“Aracaju é a 2ª capital do Brasil em melhoria dos índices na educação”, afirma Edvaldo


Publicado 22 de setembro de 2022 às 10:00     Por Fernanda Sales     Foto Ana Lícia Menezes / Prefeitura de Aracaju

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PSD), anunciou que a capital sergipana assumiu a 2ª posição no ranking nacional das capitais que apresentaram aumento no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), indicador que mede a qualidade da aprendizagem nas escolas brasileiras. Os dados foram divulgados, em coletiva de imprensa, nesta quarta-feira (21), juntamente com o secretário municipal da Educação, Ricardo Abreu.

De acordo com o último levantamento, correspondente ao ano de 2021, realizado pelo Ministério da Educação, a capital sergipana alcançou a média 5,0 nos anos iniciais do ensino fundamental (1° ao 5°) e 4,4 nos anos finais (6º ao 9º). Nos dois casos, houve crescimento em comparação a 2019.

“Estamos conseguindo alcançar os objetivos que estabelecemos, mesmo diante de uma situação extremamente complexa e atípica, que foi a pandemia. Por isso, é preciso comemorar os resultados do Ideb. Especialmente porque, nacionalmente, fomos a segunda capital que mais cresceu”, destacou Edvaldo.

O prefeito ressaltou ainda que, durante a atual gestão, a educação municipal tem acumulado resultados positivos, apresentando uma crescente evolução desde 2015, quando registrava 4,4 no Ideb. Nos anos iniciais, segundo os indicadores, o desempenho foi de 0,6 pontos e nos anos finais saltou de 3,4 para 4,4. Das capitais brasileiras, apenas 4 registraram crescimento do IDEB, 3 mantiveram o índice e 19 apresentaram queda em relação a 2019. “Isso me deixa muito feliz e orgulhoso porque é uma grande vitória. Principalmente porque reflete os investimentos que estamos fazendo para a melhoria das estruturas das escolas, para a formação dos professores. Então, é motivo de grande felicidade porque, pela primeira vez, a capital sergipana registra quatro anos consecutivos de crescimento no Ideb”, afirmou.

Avaliação
Para que o dado do Ideb seja contabilizado, as escolas precisam registrar mais de 80% de frequência na prova Saeb. O ano de 2021 foi aquele em que mais escolas da rede municipal de Aracaju tiveram seus dados registrados: 39 de um total de 42. Destas unidades de ensino, 18 tiveram um desempenho igual ou superior a 5,0. Entre as escolas que se destacaram estão as EMEFs Ágape, Oscar Nascimento, Bebé Tiúba, Anísio Teixeira, Carvalho Neto, Papa João Paulo II, Sabino Ribeiro, Professora Núbia Marques, Professora Rachel Cortes Rollemberg e Nossa Senhora Aparecida.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso