Educação


Atheneu Sergipense comemora 150 anos de inauguração com lançamento de álbum de fotografias


Publicado 01 de fevereiro de 2021 às 18:00     Por Roberta Cesar     Foto Arquivo / Seduc

Em comemoração aos 150 anos de inauguração, o Centro de Memória Atheneu Sergipense (Cemas) lançará, nesta quarta-feira (3), a obra intitulada “Álbum Atheneu Sergipense”. O lançamento será às 16h, e poderá ser acompanhado através do link. O livro foi organizado pelos professores da Universidade Federal de Sergipe (UFS) Eva Maria Siqueira Alves, João Paulo Gama Oliveira e Rosemeire Macedo Costa. Já a diagramação da obra foi feita pela professora Germana Araújo.

A professora Eva Maria Siqueira Alves, diretora do Cemas, explicou que o Atheneu foi criado em 24 de outubro de 1870, no entanto, a inauguração aconteceu no dia 3 de fevereiro de 1871.

De acordo com a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), o álbum contém cópias de fotografias que foram cedidas por professores, ex-professores e ex-alunos. A maioria das imagens originais constam do acervo do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe. Ao todo, são 185 fotografias distribuídas em 110 páginas.

“As ações que são impressas nessas imagens vão demonstrar a efervescência juvenil secundarista no Atheneu Sergipense. Essas fotografias despertam no leitor um impacto muito grande de um saudosismo e de uma alegria de ver retratada parte do Atheneu. Mas também servem para ver como a escola foi se constituindo por meio da parte administrativa, dos alunos e dos espaços que ela ocupou”, disse Eva Siqueira.

Segundo a Seduc, a obra foi financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), por meio de edital, e contou com o apoio da UFS, Seduc e do Cemas. A princípio, o álbum ficará disponível para visualização na internet, e o endereço do site será divulgado no dia do lançamento para que qualquer pessoa possa acessar.

A professora Eva Siqueira, afirmou que a proposta é que posteriormente o livro seja lançado na versão impressa. “A proposta desse livro consiste em condensar, em um só objeto, imagens que antes permaneciam depositadas em arquivos físicos, privados e públicos. O novo formato permite que elas se tornem mais acessíveis às pessoas que vivenciaram os anos escolares do Atheneu Sergipense e, de igual modo, a pesquisadores que, por meio das cenas reveladas nesse álbum, poderão elaborar novos questionamentos investigativos.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso