Educação


Enem 2020: Mais de 87 mil candidatos são esperados em Sergipe


Publicado 06 de janeiro de 2021 às 18:47     Por Roberta Cesar     Foto Arquivo / Maria Odília / Seduc

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2020) teve, nesta edição, um total de 87.502 candidatos inscritos em Sergipe. Desse total, 12.720 são da rede estadual de ensino, que farão as provas impressas nos dias 17 e 24 de janeiro. Segundo a Secretaria de Estado de Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), houve um aumento de mais de 19,20% de inscritos da rede estadual, em relação ao ano passado.

Os inscritos já podem acessar o cartão de confirmação de inscrição, documento que traz, entre outras informações, o local do exame, o número de inscrição, a data e o horário em que a prova será aplicada. O cartão pode ser acessado na Página do Participante.

Com a pandemia do novo coronavírus (covid-19) e a suspensão das aulas presenciais, os alunos tiveram que se preparar a maior parte do ano de 2020 em casa. O Portal Estude em Casa disponibilizou aos alunos um material com dicas para o Enem, videoaulas da TV Aperipê, Aulaflix, Árvore de Livros, entre outras plataformas para ajudar nos estudos dos inscritos.

Além disso, conforme informou a Seduc, as escolas e os professores também se esforçaram durante o período de atividades escolares não presenciais, o que foi fundamental para que os estudantes continuassem adquirindo os conhecimentos, por meio de aulas via aplicativos, como WhatsApp, Zoom, Google Meet, podcasts, entre outros.

A diretora do Departamento de Educação (DED), Ana Lúcia Muricy, explicou que o ano passado foi de mudanças e que precisou mais dos estudantes e pais dos alunos. “Esse foi um grande diferencial, porque o nosso lema é não deixar nenhum estudante para trás. A gente precisa de que as famílias se somem a essa ação, que orientem seus filhos e que encorajem nossos jovens, mostrando que eles são capazes e que vão fazer uma boa prova. Queremos ver o sucesso deles quando saírem os resultados das nossas aprovações”.

Ela também destacou que esse aumento no número de inscritos, em grande parte, é resultado de um grande trabalho de engajamento da Seduc. A diretora do DED conta que a Secretaria mobilizou todas as escolas em uma grande ação de apoio aos alunos, com diversas estratégias para que as escolas dessem o suporte aos estudantes. As unidades de ensino disponibilizaram os seus espaços físicos e equipamentos para que os alunos pudessem fazer suas inscrições, se não tivessem condições de fazer em casa. Houve também todo um trabalho de incentivo e orientação por meio de contato por telefone e WhatsApp.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso