Educação


Enem 2021: Sergipanos relatam dificuldades para fazer segunda edição da prova no mesmo ano


Publicado 19 de novembro de 2021 às 06:00     Por Fernanda Souto*     Foto Divulgação/ Seduc

Dos 75 municípios sergipanos, 34 aguardam mais de 54 mil estudantes para a realização do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) 2021, no próximo domingo (21) e no dia 28 deste mês. Ao AjuNews, a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) afirmou que, ao todo, serão 188 locais em que as provas serão aplicadas em Sergipe.

Esta é a segunda edição da prova ainda neste ano. O que dificultou ainda mais a preparação dos estudantes que querem entrar para o ensino superior, em meio à pandemia da covid-19. Isso foi escancarado em uma pesquisa do Conselho Nacional da Juventude (Conjuve), feita com estudantes com idades entre 15 e 29 anos, que aponta que maioria não se sente preparada para fazer o exame.

De acordo com o levantamento, 6 em cada 10 estudantes (57%) pensaram em desistir da prova neste ano, enquanto que em 2020 o percentual foi de 49%. Dos entrevistados, 7 em cada 10 jovens (74%) se sentem despreparados para fazer o Enem 2021. No contexto da pesquisa, esse número representa 74% dos opinantes, o que mostra um aumento, em comparação com o ano passado, quando 56% dos jovens apontaram a mesma preocupação.

A estudante da Escola Centro de Excelência Dr. Milton Dortas, em Simão Dias, no Centro Sul Sergipano, Eloísa Gonçalves, é uma das participantes do Enem que não se sente preparada para fazer a prova. Ao site, a jovem afirmou que, além de prejudicar sua preparação, o curto prazo entre uma edição e outra acarretou em problemas psicológicos para ela, como crises de ansiedade e insegurança.

Além disso, Eloísa também relatou suas dificuldades de adaptação ao ensino remoto, saída encontrada pelas escolas para manter as aulas diante do isolamento social. De acordo com a estudante, além de buscar aprender no colégio, ela também estudou no Pré-Universitário do estado. Apesar disso, não foi o suficiente, no seu ponto de vista.

“Fiz um calendário de 1 ano, tendo em vista a realização da prova em novembro. Entretanto, como a edição do Enem 2020 foi em janeiro, prejudicou bastante o meu estudo para o vestibular”, disse. “Sinceramente, estou sem expectativa para a edição do Enem 2021, e tentando me reerguer para me preparar e tentar o próximo ano”, acrescentou Eloísa.

Assim como Eloísa, a estudante do Pré-Universitário de Lagarto, na região Centro-Sul do estado, Kaylane Tavares, também enfrentou a ansiedade para se preparar para o Enem em tão pouco tempo. À reportagem, ela afirmou que espera que a edição deste ano seja mais organizada que a do ano anterior.

Medidas
Devido à pandemia da covid-19, protocolos sanitários ainda devem ser seguidos para evitar o contágio pela doença, apesar dos avanços da vacinação. Ao AjuNews, a Seduc listou quais serão as medidas tomadas. Dentro da sala, os estudantes deverão permanecer com a máscara durante toda a realização do exame. Caso isso não seja feito, o participante será eliminado. O equipamento de proteção poderá ser retirado apenas para a identificação dos participantes, para comer e beber.

As mãos devem ser higienizadas com álcool em gel. Outra regra é o distanciamento social. Além disso, vale ressaltar que, candidatos diagnosticados com covid-19 ou outras doenças infectocontagiosas na semana que antecede o primeiro ou o segundo dia de prova do Enem não devem comparecer aos locais de prova e podem solicitar a reaplicação do exame.

Esses candidatos terão até cinco dias úteis depois do Enem para pedir para participar da reaplicação. O pedido deverá ser feito na Página do Participante, acompanhando de documentos comprobatórios.

*Com supervisão de Peu Moraes



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso