Educação


Estudantes da rede pública de ensino de Sergipe levam projeto de iniciação científica ao Paraná


Publicado 14 de agosto de 2023 às 08:17     Por Redação AjuNews     Foto Igor Matias / Governo de Sergipe

O Centro de Excelência Dom Juvêncio de Brito, do município de Canindé do São Francisco, no alto sertão sergipano, levou o nome de Sergipe à Mostra Nacional de Ciência e Tecnologia da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O projeto Farma Sertão foi um dos escolhidos para representar o estado no evento, que ocorreu entre os dias 23 e 29 de julho, na Universidade Federal do Paraná. A iniciativa busca produzir medicamentos fitoterápicos de baixo custo à base de ervas nativas.

Nascido em 2022, o Farma Sertão alia o conhecimento popular a resultados obtidos em laboratório. A ideia nasceu em uma disciplina eletiva de iniciação científica, coordenada pela professora de Química Lark Soany Santos. A proposta era identificar um problema local e desenvolver uma solução baseada em recursos disponíveis no município e região.

“Minha geração é a última que está conseguindo ter contato com as informações trazidas por nossos avós sobre as plantas medicinais. Juntamos isso com a alta diversidade de ervas aqui de Canindé e produzimos o Farma Sertão. A ideia é misturar o saber popular de dentro de casa com o conhecimento científico. Para isso, fizemos um aprofundamento para testar a confiabilidade das plantas, por meio de pesquisas documentais”, resume o estudante do 3º ano do ensino médio Diógenes Rodrigues, de 17 anos, que integra a equipe do projeto.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso