Educação


Maria Mendonça sugere criação de enfermarias e laboratórios em colégio público de Cristinápolis


Publicado 13 de junho de 2022 às 18:00     Por Quesia Cerqueira     Foto Reprodução / Seduc

A deputada estadual Maria Mendonça (PDT), após ouvir sugestões de alunos da rede pública de ensino do município de Cristinápolis, localizado no Sul do estado, propôs, por meio de Indicação protocolada na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), a criação de enfermaria e de laboratórios multidisciplinares no Colégio Estadual Leonardo Gomes de Carvalho Leite.

O pedido foi feito ao governador Belivaldo Chagas e a Josué Modesto, secretário estadual da Educação, do Esporte e da Cultura. E de acordo com a deputada, essas são demandas vindas dos próprios alunos da instituição e, “como o Parlamento é a caixa de ressonância da sociedade, cabe-nos adotar as medidas que nos cabe para tentar viabilizá-las. É nosso dever ouvir e atender as necessidades da juventude que, como todos dizem, é o futuro da nossa Nação”, argumentou.

Maria ainda ressaltou as ações empreendidas na referida escola pelo Governo do Estado, desde 2016. A unidade passou por uma reforma completa na estrutura e segue na finalização da quadra esportiva.

A deputada reafirmou que é fundamental em qualquer estabelecimento de ensino haver espaço de enfermaria, com profissional de enfermagem durante o período de aulas, tanto para detecção rápida de doenças quanto para atendimento de emergências. “Somente uma pessoa habilitada na área é capaz de identificar doenças que, para professores e outros funcionários da escola, podem não ser visíveis. Não só isso: em caso de qualquer acidente, o atendimento é célere e eficiente, além do fato desses profissionais poderem agregar conhecimento sobre saúde pública para os estudantes”, argumentou.

Maria enfatizou a necessidade de criação de laboratórios que atendam disciplinas como biologia, química, informática e matemática. Para a deputada, esses espaços são essenciais para que os estudantes tenham aulas praticas seguindo o que aprenderam em sala, para estimular e diversificar o aprendizado. “A pesquisa e a prática científica devem começar a partir do ambiente escolar, na educação básica. É assim que poderemos estimular futuros pesquisadores que contribuam para o desenvolvimento de Sergipe e do Brasil. Sem investimento em ciência e educação, não há futuro”, afirmou.

 



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