Educação


Matrículas online da rede estadual iniciam no dia 17 de janeiro


Publicado 06 de janeiro de 2022 às 10:21     Por Larissa Barros Revisado por Fernanda Sales     Foto Divulgação / Governo de Sergipe

As matrículas online para os alunos da rede estadual de ensino de Sergipe começam a partir do dia 17 de janeiro. O processo será realizado pelo site da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) e encerrará no dia 21.

Para os estudantes egressos o prazo será de 24 a 28 de janeiro. Já a matrícula de alunos que estão ingressando na rede, de 31 de janeiro a 4 de fevereiro. O cadastro estará disponível no horário das 8h às 22h, de segunda a sexta-feira.

O ano letivo de 2022 será ofertado presencialmente e, para garantir a vaga, é necessário entregar a documentação na instituição de ensino até o primeiro dia de aula. Os documentos exigidos são o comprovante de matrícula online; original ou fotocópia de certidão de nascimento, do documento de identidade ou CPF; Número de Inscrição Social (NIS), quando houver; Guia de Transferência ou Declaração; comprovante de residência, quando houver, Termo de Responsabilidade; Termo de Autorização do Uso de Imagem; Termo de Autorização do Uso de Dados Cadastrais, cartão de vacinação para as crianças de até seis anos de idade; e duas fotografias 3×4.

Segundo a diretora de Inspeção Escolar, Eliana Borges, as instituições educacionais que não se enquadram nas datas deverão cadastrar no Siga as datas em que serão ofertadas as matrículas.

“A Seduc garantirá a matrícula dos alunos no Ensino Fundamental e Médio, o mais próximo possível da sua residência. Quando as instituições não apresentarem vagas, será disponibilizada a matrícula em outras escolas da Rede Estadual, devendo o aluno declarar a necessidade de transporte no processo de matrícula online”, ressaltou.

Por fim, a matrícula nas turmas de 1ª série, e das 1ª e 2ª séries nas escola- piloto do Programa de Apoio à Implementação do Novo Ensino Médio (ProNEM), será efetuada de maneira diferente.

O estudante será matriculado no conjunto de componentes curriculares pertencentes à Formação Geral Básica e aos Itinerários Formativos, indissociavelmente; as escolas-piloto do ProNEM deverão ofertar, no mínimo, duas opções de Itinerários Formativos, em áreas distintas, ou de forma integrada, segundo a capacidade de oferta das Instituições Educacionais, permitindo ao estudante da 2ª série a matrícula em diferentes arranjos curriculares, por município em que houver matrículas de ensino médio.

Além disso, o estudante poderá cursar a Formação Geral Básica em uma instituição de ensino e o Itinerário Formativo em outra da rede estadual ou de outras redes, gerando dupla matrícula junto ao SIGA/SIAE.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso