Educação
MEC confirma que Sisu será aberto em abril de 2021 utilizando as notas do Enem 2020
O Ministério da Educação (MEC) confirmou que o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que é utilizado pelas universidades federais no Brasil como processo seletivo, será aberto em abril de 2021. Ele usará a nota do Enem 2020, que foi adiado e será realizado apenas em janeiro por conta da pandemia do novo coronavírus.
Em nota oficial, o MEC informou que “por meio de consulta pública, o MEC estabeleceu as datas de realização do Enem 2020 e, a partir disso, foi necessário adequar os cronogramas das seleções que utilizam a nota do Enem para o ingresso na educação superior”.
As inscrições em programas de bolsa ou financiamento nas instituições particulares, entretanto, não sofrem alterações. O MEC justificou a decisão pelo fato de o início das aulas no setor privado não ter sofrido alterações, e pela necessidade de escolha dos bolsistas antes da divulgação dos resultados do Enem.
O Programa Universidade para Todos (Prouni) utilizará as notas do Enem 2019. Segundo o Ministério, deve haver uma segunda edição mais à frente com as notas do Enem 2020. Já para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) será utilizada a melhor dentre as notas das edições do Enem desde 2010. O Prouni terá seu edital divulgado na próxima terça-feira (15), e o Fies até a sexta-feira (18).
Leia os termos de uso