Educação


Metade da população é a favor das cotas raciais, revela pesquisa


Publicado 12 de junho de 2022 às 15:25     Por Redação AjuNews     Foto Marcello Casal Jr / Agência Brasil

Metade da população brasileira é a favor das cotas raciais, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Datafolha. Os contrários ao sistema somaram 34%. Não souberam responder 12% e 3% se mostraram indiferentes. As informações foram publicadas pelo jornal Folha de São Paulo, neste domingo (12).

O levantamento também mostrou que 53% da população preta aprova as cotas. Essa proporção da população parda e branca é de 52% e 50%, respectivamente. Foram ouvidas 2.090 pessoas em 130 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi realizada em parceria com o Centro de Estudos de Opinião Pública (Cesop-Unicamp), entre os dias 8 e 14 de março.

De acordo com a Lei de Cotas ( Lei 12.711, de 2012), 50% das vagas em universidades e institutos federais devem ser direcionadas à pessoas que estudaram em escolas públicas. Desse total, metade é destinada à população com renda familiar de até 1,5 salário mínimo per capita. A distribuição das vagas da cota racial e deficiência é realizada de acordo com a proporção de indígenas, negros, pardos e pessoas com deficiência de cada estado.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso