Política


Mitidieri inicia diálogo para construção da retomada do plano de carreira do Magistério


Publicado 12 de maio de 2023 às 15:11     Por Peu Moraes     Foto Arthur Soares / Governo de Sergipe

O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD), voltou a receber os representantes do sindicato dos trabalhadores da educação do estado de Sergipe (Sintese) para discutir pautas voltadas à valorização da categoria, nesta quinta-feira (11). O encontro, desta vez, teve o objetivo de iniciar a construção da retomada do plano de carreira dos professores da rede estadual, que ao longo da última década foi registrando perdas consideráveis.

“Sempre deixei claro o nosso total interesse em retomar a pauta do plano de carreira, porém também sempre fui transparente que não temos condições de fazer isso de uma única vez. Não posso responder por todos esses anos de defasagem, mas tenho responsabilidade com o que está acontecendo agora. Concordar ou não concordar faz parte da democracia, mas o diálogo sempre existiu e sempre existirá, afirmou, Fábio.

De acordo com o governador, a ideia a partir de agora, é de criar uma comissão, envolvendo diversas secretarias e órgãos do governo, como a Administração, a Educação e a Procuradoria Geral do Estado, para debater essa retomada da carreira do Magistério, sem açodamento, com tranquilidade e, principalmente, responsabilidade com o erário.

Para o presidente do Sintese, Roberto Silva, há um sentimento comum entre os profissionais da Educação de que a única saída para valorização da categoria é a retomada da carreira. “Essa é a nossa pauta prioritária. Temos registrado perdas de direitos desde 2012 para cá. Hoje, os professores da rede estadual têm uma remuneração que é bem inferior à das redes municipais. Nosso desejo é sair daqui com uma proposta formalizada, que confirme o compromisso do Estado com a categoria”, disse.

Leia mais:
Abono temporário do Fundeb é prorrogado por mais dois meses para professores em Sergipe



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso