Educação


“O Enem pode ser adiado, mas entendemos que essa discussão é prematura”, diz presidente do Inep


Publicado 19 de maio de 2020 às 17:08     Por Larissa Barros     Foto Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes, afirmou que existe a possibilidade de adiar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) por causa da pandemia causada pelo novo coronavírus (covid-19). A declaração foi dada durante entrevista ao programa de podcast Mamilos, nesta sexta-feira (15).

De acordo com Lopes, apesar da possibilidade o objetivo da autarquia e do governo em suas falas e campanhas é de manter sua realização e garantir a entrada de novos alunos nas universidades em 2021.

“O Enem pode ser adiado, nós temos falado isso tem bastante tempo. Mas, falar sobre adiamento é prematuro. Agora não é o momento de discutir o adiamento da prova. Agora é o momento de garantir as etapas necessárias para que a gente possa fazer um Enem. A data pode ser adiada, mas entendemos que essa discussão é prematura”, disse o presidente do Inep.

Segundo o presidente da autarquia, a politização do Enem gera uma grande perturbação para o próprio participante.

“O importante é transmitir essa segurança para as pessoas do que vai ter. Acho que é um estímulo. O importante não é só a campanha, é o conjunto das mensagens e vídeos, entrevistas que temos dado, no sentido de garantir essa política”, criticou Alexandre.

Ainda segundo o presidente do Inep, a primeira coisa que tem que ser levada em consideração é garantir que o enem seja realizado numa data que permita que ele seja aproveitado como acesso ao ensino superior em 2021.

“A gente marca uma data para dar essa concretude, para mostrar que vai ter o Enem para acesso às instituições de ensino superior em 2021 e começar a trabalhar as etapas para a execução do Enem. Então, mais à frente é que podemos sentar, quando as coisas estiverem mais claras, quando soubermos como foi a volta às aulas do ensino médio, quando tiver mais certeza de quando serão as datas do ensino superior em 2021, a perspectiva das universidades. Aí sim, aí acho que é o momento de sentar e ter uma discussão sobre a data da prova”, completou.

As provas impressas do Exame estão programadas para serem aplicadas em 1º e 8 de novembro e as digitais para os dias 22 e 29 de novembro.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso