Educação
Plano de retomada para retorno das aulas presenciais é atualizado em Sergipe
As diretrizes sanitárias e pedagógicas para o retorno das aulas presenciais para todas as séries na rede pública estadual de Sergipe a partir de 17 de agosto foram atualizadas pela Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc). O plano de retomada foi feito pelo Comitê de Planejamento da Seduc. Todo o material está disponível no Portal da Seduc.
O secretário de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura, professor Josué Modesto dos Passos Subrinho, afirmou que o documento com as diretrizes será amplamente divulgado. “A Seduc vai compartilhar todas as informações da reabertura dos espaços físicos e as orientações de segurança no portal e demais canais de comunicação para as famílias e a sociedade. Os educadores também receberão orientações por e-mail e canais oficiais da Seduc. Comprometemo-nos a manter um diálogo aberto e transparente, comunicando o passo a passo da reabertura e a situação das escolas durante o retorno”, disse Josué Modesto.
Segundo a pasta, alguns hábitos já adotados continuam a valer para todos os alunos, professores e servidores, como o uso de máscara e álcool em gel. O distanciamento entre as carteiras dos estudantes também continua seguindo o padrão de 1,5 metro. Já a ocupação das salas de aula, que antes era de 50%, passa a não ser mais pré-estabelecida.
O superintendente executivo da Seduc, professor José Ricardo de Santana, comparou o cenário atual com o do ano passado, quando houve uma primeira tentativa de retomada. “Quando do primeiro retorno das aulas, no ano passado, a autonomia das famílias fez com que não tivéssemos o número total de estudantes em sala. Tendo o distanciamento necessário e dependendo do número de alunos que retorne, não necessariamente se precisa estabelecer um percentual de ocupação das salas”. Ele ainda destacou o ritmo de vacinação contra a covid-19 no estado. “Os professores estão vacinados, então a gente enxerga que isso dá uma segurança maior para esse retorno”, afirmou o superintendente da Seduc.
Leia os termos de uso