Educação


Prefeitura de Aracaju e UFS realizam parceria para qualificar oferta de cursos da Fundat


Publicado 06 de março de 2020 às 21:00     Por Redação AjuNews     Foto Divulgação / PMA

O Observatório Social da Secretaria Municipal da Assistência Social, em Aracaju, firmou uma parceria de cooperação técnica com o Departamento de Estatística e Ciências Atuariais da Universidade Federal de Sergipe (UFS). O objetivo é orientar a Fundação Municipal para Formação do Trabalho (Fundat) quanto a escolha das áreas e os tipos de cursos a serem ofertados à população de acordo com a demanda do mercado. A informação foi divulgada pela Prefeitura de Aracaju, nesta sexta-feira (6).

A cada três meses, um relatório contendo indicadores da conjuntura econômica da capital, como índices de ocupações, demanda e mercado por atividade econômica, e crescimento de áreas, é enviado à diretoria da Fundat. Os dados que são a base do relatório são obtidos diretamente do portal do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O relatório mais recente, de dezembro do ano passado, aponta que o setor que mais necessitou de vagas de trabalho foi o setor de serviços, com demanda alta para atendente de farmácia, porteiro de prédio, agente de limpeza predial e cuidador de idoso.

O coordenador do Observatório Social de Aracaju, Marcelo Cruz ressalta a importância da parceria. “Há um tempo, tivemos uma reunião que envolveu o Departamento de Estatística, o Observatório Social e a equipe da Fundação. Naquele momento, procuramos alinhar com as equipes as análises trazidas no relatório de acompanhamento do mercado de trabalho local às reais necessidades da equipe de planejamento e gestão da Fundat. Essa parceria pode fomentar outras possibilidades para melhorar a capacidade da Fundação em diagnosticar as reais necessidades de cursos direcionadas às potencialidades e vocações do município de Aracaju”, aponta.

Segundo, a presidente da Fundat, Edivaneide Souza, essa parceria tem norteado a Fundação a direcionar suas ações de oferta de cursos para o que realmente o mercado da capital precisa. “A parceria com o Observatório Social e com a UFS é fundamental para a Fundat porque não oferecemos um curso somente por oferecer, há um propósito que é a empregabilidade imediata. Às vezes, as pessoas nos pedem um curso de qualificação que no momento não é demandado no mercado, ou seja, só ofertamos aquilo que realmente o mercado quer e emprega”, afirma.

 



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso