Educação
Presidente do Inep, Alexandre Lopes é exonerado do cargo
O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes, foi exonerado do cargo nesta sexta-feira (26). A decisão está publicada no Diário Oficial da União (DOU) foi assinada pelo ministro da Casa Civil, Walter Souza Braga Netto.
De acordo com o Uol, ainda não foi apresentada nenhuma justificativa oficial para a decisão. O substituto também não está definido.
Alexandre Lopes estava no comando do Inep desde maio de 2019 e foi o quarto presidente do instituto no governo Bolsonaro, uma vez que três trocas foram realizadas nos primeiros cinco meses do governo.
Antes dele, comandaram o Inep por um curto período Marcus Vinicius Rodrigues e Elmer Vicenzi. Já Maria Inês Fini, que ocupava o cargo no governo Temer, foi exonerada nos primeiros dias de janeiro de 2019.
Lopes é engenheiro químico formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e também é bacharel em Direito pela Universidade de Brasília (UnB). Servidor público da carreira de Analista de Comércio Exterior desde 1999, ele já havia ocupado outros cargos na administração pública, como a de secretário de Gestão Administrativa e Desburocratização e a de subsecretário de Políticas Públicas do governo do Distrito Federal.
Leia mais:
Inep considera aplicação piloto do Enem digital satisfatória; abstenção foi de 71,3%
Leia os termos de uso