Educação


Primeira semana de retorno híbrido na UFS tem 14 denúncias de descumprimento das medidas sanitárias


Publicado 07 de fevereiro de 2022 às 07:44     Por Dhenef Andrade     Foto Reprodução / Seduc

A Associação dos Docentes da Universidade Federal de Sergipe (Adufs) recebeu 14 denúncias de descumprimento das medidas sanitárias na Universidade Federal de Sergipe, após o início das atividades híbridas, que mesclam aulas presenciais e remotas, no último dia 31 de janeiro. O balanço foi divulgado pela associação, nesta segunda-feira (7).

As denúncias foram feitas por estudantes, docentes e servidores técnico-administrativos a partir de um formulário. As denúncias envolvem casos de aglomerações no Restaurante Universitário, salas de aula com número excessivo de estudantes, ausência de solicitação do comprovante vacinal na entrada da universidade, laboratórios e salas sem ventilação, falta de álcool em gel nos prédios e pessoas circulando com a máscara de forma inadequada ou mesmo sem máscara.

Em um dos relatos um estudante expõe a situação da instituição. “Ontem fui para aula presencial. No transporte público estamos quase que totalmente expostos, a realidade é nossa máscara versus falta de distanciamento, aglomeração e pessoas com sintomas gripais e máscaras folgadas/caindo. Além disso, ao chegar na UFS preparei meu cartão de vacinação para mostrar, mas em momento algum me foi solicitado para ingresso em qualquer área, sala e etc. Ao chegar na sala (que já havia sido mudada sem avisos) me deparo com sala sem ventilação na didática 1, poucas janelas abertas, umas 20 pessoas ou mais, sem ventilador ou ar-condicionado. Foi horrível. Ao meu lado uma colega deixava máscara só na boca, acredito que muito incomodada com o calor, porém acabando por ferir as recomendações sanitárias. Para ficar afastada com distanciamento suficiente, precisei sentar no fundo da sala, na última cadeira. Devido à máscara, ao calor e à preocupação com a situação, não consegui me concentrar corretamente na aula”.

No último dia 25, professores aprovaram, por ampla maioria em assembleia, a suspensão do retorno das atividades presenciais ou híbridas na universidade a partir da segunda-feira (31). Segundo a Adufs, a aprovação acontece em rejeição à Portaria 1446, do Gabinete da Reitoria. Na decisão, os professores posicionaram-se ainda favoráveis à retomada do ensino remoto.

“Como garantir proteção à saúde, por exemplo, no deslocamento entre as residências e a universidade? Como se proteger em ônibus superlotados, quando não se sabe quem ali está vacinado? Como ter segurança sanitária em salas de aula com ventilação inadequada?”, questiona a Adufs.

Leia mais
Professores da UFS aprovam suspensão de ensino presencial ou híbrido a partir de segunda (31) e mantêm ensino remoto



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso