Política


‘Queremos transformar Sergipe pela educação’, afirma Fábio Mitidieri em Workshop da Educação


Publicado 07 de agosto de 2023 às 20:20     Por Redação AjuNews     Foto Arthur Soares / Governo de Sergipe

Ciente da importância de uma educação de qualidade para o desenvolvimento do estado, o governador Fábio Mitidieri participou, nesta segunda-feira (7), do ‘II Workshop da Educação – Boas práticas para uma educação transformadora’, evento realizado pelo Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE-SE), pelo Ministério Público de Contas de Sergipe (MPC) e pelo grupo Pacto pela Educação de Sergipe.

O vice-governador e secretário de Estado da Educação, Zezinho Sobral, também marcou presença no evento, que se estende até esta terça-feira (8), no Auditório Lourival Batista, do TCE.

Os debates tiveram como objetivo fomentar a discussão acerca dos desafios da gestão pública, decorrentes das inovações em diversos temas relacionados à educação, com a sistematização dos princípios de boa governança, além de proporcionar um ambiente enriquecedor de trocas de conhecimento, networking e disseminação de boas práticas educacionais no país.

Um dos componentes da mesa, o governador Mitidieri reconheceu a importância estratégica da educação para o avanço social e consequente desenvolvimento do estado. “Agradeço e parabenizo o TCE por mobilizar hoje todos os conselheiros, prefeitos e secretários, a fim de discutirmos essa temática relevante para o nosso país e sobretudo para o nosso estado. Estamos aqui por uma educação de qualidade, um ensino público que venha efetivamente transformar nossa geração de jovens estudantes, para que a gente possa ter uma sociedade cada vez melhor e mais preparada. Queremos transformar Sergipe pela educação”, declarou o governador.

O vice-governador e secretário de Educação, Zezinho Sobral, também destacou a importância da união entre os entes federados no trabalho por uma educação de qualidade, visto que cada ente político da República é responsável por uma fase da educação no país.

“O Tribunal tem assumido esta função de orientar e discutir temas importantes para que os gestores tenham um norte, um caminho a seguir. Entendo que essa relação é muito importante, porque aproxima o órgão de controle das necessidades do dia a dia de cada uma das pastas. Na educação não há relação independente. O aluno inicia na creche, pré-escola, vai para o Ensino Fundamental e finalmente chega ao Ensino Médio, que é de competência exclusiva dos estados, para depois chegar ao Ensino Superior, da esfera do Governo Federal. Então, a construção das políticas públicas para a educação tem que ser integrada em todas as dimensões. O estado precisa investir, assim como o município e a União, na formação da criança desde a pré-escola, desde a primeira infância, até a universidade. O processo é integrado, e essa discussão que o TCE traz hoje aqui integra e aproxima os entes, permitindo que a gente possa atuar em conjunto com mais eficiência”, avaliou o gestor.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso