Educação
“São maquiados”, diz Sintese sobre dados do Ideb divulgados pelo governo de Sergipe
O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado (Sintese) afirmou que os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgados pelo governo de Sergipe, são ‘maquiados’ e não representam a realidade do ensino público estadual. Os números mostram um salto do estado em 10 posições no ranking nacional do Ensino Médio, chegando a 12ª colocação.
De acordo com o Sintese, durante os anos de 2020 e 2021, as Secretarias de Educação de diversos municípios sergipanos “adotaram uma política de aprovação automática de todos os estudantes das redes estadual e municipais de ensino”. Para o sindicato, a atitude é uma “manobra longe de ser condizente a um avanço de aprendizagem, mas uma maquiagem que falseia a realidade vivida dentro das escolas públicas sergipanas”.
Ainda segundo a entidade sindical, os dados para a avaliação do Ideb estão associados aos índices de aprovação; de reprovação; de evasão escolar na rede de ensino e avaliação em larga escala aplicada aos estudantes, e em função disso, “quando as Secretarias de Educação de Sergipe optaram por aprovar todos os estudantes de forma automática, por 2 anos consecutivos (2020 e 2021), os índices só poderiam subir e não refletir a realidade dentro das salas de aula, maquiando os dados”, frisou.
A gestão estadual destacou que os resultados do índice mostraram crescimento em todas as etapas da Educação Básica, mas no Ensino Médio, a curva de ascensão foi de dez posições no ranking nacional. Em 2019, nesse recorte específico, o estado ocupava a 22ª colocação, com a nota 3,3, subindo para o 12º lugar em 2021, com a nota 3,9.
Leia os termos de uso