Educação
Servidores federais da educação aderem à Greve Geral do dia 18 de março
Servidores Federais da Educação prometem Greve Geral contra programa Future-se, prevista para o dia 18 de março. Em Sergipe, servidores do Instituto Federal realizam assembleia, nesta terça-feira (3), às 8h, para debaterem o o projeto apresentado pelo Governo Federal, na qual visam mobilizar a comunidade contra a proposta que prevê mudanças em Institutos e Universidades Federais do Brasil.
Apresentada pelo Ministério da Educação (MEC), em julho de 2019, o Future-se tem como objetivo dar mais autonomia financeira para as Universidades e Institutos Federais (IFES), com utilização do empreendedorismo e da inovação, bem como a captação de recursos privados. De acordo com informações do MEC, seriam realizados contratos de gestão da União e dos IFES com Organizações Sociais (OSs) que possuem atividades relacionadas ao ensino, à pesquisa científica, ao desenvolvimento tecnológico, à cultura e que estejam relacionadas às finalidades do Programa.
Mesmo com adesão voluntária, uma vez que só UFs e IFEs que demonstrarem interesse estarão inclusas no programa, a proposta causou polêmica entre profissionais da educação superior do país. Dentre as principais críticas estão a possível perda da autonomia acadêmica e financeira já que os contratos de trabalho ou para pesquisas seriam fechados por meio de OSs. Segundo o MEC, até o início de janeiro, mais de cinco meses após o lançamento do Future-se, apenas 25 das 68 federais do país (36,8%) manifestaram interesse em aderir ao programa de financiamento.
Leia os termos de uso