Educação


Superintendente Executivo da Educação diz que escolas em Sergipe podem adotar medidas diferentes para retorno


Publicado 29 de outubro de 2020 às 10:41     Por Eduardo Costa     Foto Divulgação/Governo de Sergipe

O superintendente Executivo da Educação do Estado de Sergipe, José Ricardo de Santana, afirmou nesta quinta-feira (29) que as escolas poderão adotar medidas diferenciadas para o retorno das atividades presenciais, adaptando de acordo com sua realidade. O governo estadual segue com a intenção de volta às aulas para o dia 17 de novembro.

À rádio Nova Brasil FM, José Ricardo afirmou que são 204 escolas sendo trabalhadas no retorno. “Temos uma diretriz geral que não impede que a escola tome aquela medida que considere mais segura. É o caso dos bebedouros, por exemplo. A escola tem total autonomia. Por isso pedimos que cada uma indicasse um comitê de implantação e acompanhamento das medidas, e elas podem julgar que a forma de agir com segurança é de outra maneira”, afirmou.

Ele continuou afirmando que protocolos estão sendo tomados e que tudo será seguido da forma correta. Segundo o superintendente, um comitê formado para discutir as diretrizes irá se reunir com as escolas para passar mais detalhes.

“No protocolo temos regras de distanciamento em sala, na entrada e na saída. No refeitório também será feito tudo por turnos. Além do comitê, uma semana antes do retorno haverá um período de planejamento com todas as equipes das escolas, e não trataremos só da parte pedagógica”, pontuou.

Por fim, José Ricardo de Santana destacou que a escola também tentará exercer um papel educador, uma vez que as medidas governamentais não têm sido tão eficazes no controle da pandemia. “Hoje os estudantes nesta faixa etária não estão necessariamente em casa. E as campanhas educativas não tão surtido tanto efeito. Nosso planejamento é também ter um papel da escola na conscientização neste sentido”, encerrou.

Neste momento, estão autorizadas as aulas presenciais das turmas das terceiras séries do Ensino Médio Regular; concluintes da Educação Profissional Tecnológica (EPT), integrada ao Ensino Médio; Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Ensino Médio; cursos livres de pré-vestibulares; aulas e atividades práticas de cursos do ensino superior e aulas e atividades práticas de cursos de EPT.

Leia mais:
Alese aprova indicação para reabertura de cursinhos pré-vestibular em Sergipe
Professores estaduais aprovam indicativo de greve sanitária caso escolas não tenham condições de retorno
Governo de Sergipe confirma previsão de retorno das aulas e diz que protocolo será debatido com sindicato



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso