Educação


Suspensão de aulas coloca em risco alfabetização de mais de 4 milhões de brasileiros


Publicado 01 de junho de 2020 às 11:22     Por Peu Moraes     Foto Marcelo Camargo / Agência Brasil

A suspensão das aulas por causa da pandemia do novo coronavírus (covid-19) coloca em risco alfabetização de 4.580.245 estudantes brasileiros, segundo o Censo Escolar 2019. A informação foi publicada no jornal O Globo, nesta segunda-feira (01). Em Sergipe às aulas na rede pública e privada estão suspensas deste março.

Como forma de amenizar os prejuízos nos estudos, o governo de Sergipe iniciou a transmitir aulas através do canal de televisão estatal durante a vigência dos decretos municipais e estaduais de isolamento social. O estado tem 6.999 casos confirmados de covid-19 e 158 mortes, segundo o boletim da Secretaria Estadual de Sergipe (SES), neste domingo (31).

Um parecer aprovado pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) no final de abril sugeriu que as redes de ensino orientassem as famílias durante a pandemia, ressaltando que a atuação dos pais não substitui o papel da escola nessa etapa. O documento sugeriu elaboração de materiais impressos pelas escolas para enviar aos alunos, disponibilização de conteúdos on-line, aulas gravadas para televisão, sugestão para que os pais leiam para os filhos, orientação dos pais por meio de aplicativo de mensagens, entre outras.

O Censo Escolar mostra que 67,6% das matrículas nos anos iniciais do ensino fundamental estão sob responsabilidade dos municípios. Nesse sentido, são esses atores que, majoritariamente, executam as ações voltadas à alfabetização na ponta.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso