Educação


UFS anuncia construção de Centro de Biotecnologias da Reprodução Animal de Sergipe; obra custará R$ 1 mi


Publicado 11 de agosto de 2021 às 18:05     Por Redação AjuNews     Foto Schirlene Reis / UFS

A Universidade Federal de Sergipe (UFS) anunciou, nesta quarta-feira (11), a construção de um Centro de Biotecnologias da Reprodução Animal de Sergipe (CBRepA), que funcionará no Campus Rural da universidade. A obra custará aproximadamente R$ 1 milhão. De acordo com a instituição, para a construção do empreendimento, existe uma emenda já liberada do deputado federal Laércio Oliveira (Solidariedade-SE) que abrange o valor total da obra.

Segundo a UFS, o Centro fornecerá suporte às aulas práticas dos cursos de graduação das Ciências Agrárias, para a melhoria quanti-qualitativa da produção animal e o aumento da rentabilidade de propriedades rurais. O diretor do Centro de Ciências Agrárias Aplicadas (CCAA) da UFS, Veronaldo Oliveira, explica que a expectativa é de ter uma maior eficiência produtiva associada ao uso de biotecnologias da reprodução animal.

Conforme informou o diretor do CCAA, o projeto vai para licitação e, pela previsão inicial, a inauguração deve acontecer até o final de 2022. Veronaldo ainda afirmou que o Centro será aproveitado por alunos e produtores.

“Além do ensino, pesquisa e extensão, temos o importante papel de passar essas tecnologias para os produtores, sejam de Sergipe ou de outros estados. O produtor vai fazer desde o mais simples em termos de melhoramento genético, tendo acesso a cursos de inseminação artificial de bovinos, caprinos e ovinos, até as biotecnologias de ponta, como transferência de embriões, fecundação in vitro. É um marco para Sergipe e para o Nordeste”, destacou o diretor do CCAA da UFS.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso