Educação
UFS convoca estudantes para apuração de denúncias sobre irregularidades na autodeclaração de pretos ou pardos
A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de Sergipe (Prograd-UFS) publicou o edital de convocação extraordinária para apurar as denúncias de possíveis irregularidades na autodeclaração de pretos ou pardos. Foram convocados 13 estudantes de oito cursos dos campi de São Cristóvão e Lagarto.
De acordo com a UFS, os convocados devem se apresentar no dia 18 de abril na Didática 7 do campus de São Cristóvão, na Grande Aracaju, para participar do procedimento de heteroidenficação complementar, seguindo os horários especificados no edital. O resultado do procedimento presencial de heteroidentificação será publicado no site da Prograd até o dia 25 de abril.
A Instituição recomentou que os alunos compareçam ao local com os cabelos naturais, sem a utilização de qualquer tipo de maquiagem, óculos, adornos ou acessórios na cabeça. A Comissão de Heteroidentificação complementar considerará única e exclusivamente o critério fenotípico para aferição da condição declarada pelo discente a uma vaga reservada para pretos e pardos.
Ainda segundo a Universidade, as análises serão realizadas em locais adequados, sendo levados em consideração todos os aspectos do Protocolo de Biossegurança da UFS para que os alunos compareçam ao local com segurança, não sejam interpelados por outras pessoas e seja assegurado o respeito à dignidade pessoal, o sigilo e a plena segurança das informações.
Leia os termos de uso