Educação


UFS diz que 65% dos alunos pedem retorno das aulas de forma remota


Publicado 02 de setembro de 2020 às 18:34     Por Roberta Cesar     Foto Adilson Andrade / Ascom UFS

Uma enquete realizada com alunos ativos da graduação presencial da Universidade Federal de Sergipe (UFS) revelou que 65% dos votos são a favor do retorno das atividades da graduação de forma remota. A enquete foi realizada entre o dia 18 de agosto e esta terça-feira (1) através do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa).

A pergunta feita aos alunos foi: “Você é favorável à retomada das atividades da graduação de forma remota, caso seja possível garantir acesso à internet e a dispositivos para discentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, assim como para aqueles com deficiência (PcD)?”

De acordo com a UFS, um total de 45,5% dos alunos responderam a enquete. Destes, 7.947 alunos disseram ser favoráveis à retomada das aulas remotas, o que representa 65,4% do total de respostas. Por sua vez, 34,5% disseram não ser favoráveis à retomada remota.

Alguns alunos criticaram o resultado da enquete nas redes sociais. De acordo com os internautas, a medida não deveria ser levada em consideração pois apenas 45% dos discentes responderam a pergunta.

“Detalhe que apenas 45% dos alunos participaram da votação, será que em algum momento eles pararam para pensar que talvez grande parte dos 55% não conseguiram votar por algum motivo, sendo esse o mesmo que dificultaria um possível ensino à distância? Bom, reflitam”, comentou um internauta. Outro seguidor escreveu: “Estou triste, mesmo entendendo a questão”.

As atividades acadêmicas presenciais foram suspensas na UFS no dia 17 de março, por causa da disseminação da pandemia do novo coronavírus (covid-19). Nesta quarta-feira (2), aconteceu a reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Conepe) que irá deliberar sobre a proposta de retomada emergencial das aulas da graduação na UFS.

Segundo a gestão, um plano de retomada foi elaborado em um grupo de trabalho com 40 participantes regulando um possível retorno de forma remota. Caso o Conepe decida pela aprovação da proposta, uma série de medidas estão sendo analisadas para garantir aos alunos as condições de acesso remoto às aulas, dentre elas está o apoio financeiro para aquisição de equipamentos, acesso à internet e tecnologias assistidas.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso