Justiça
UFS nomeia professor aprovado em concurso após 3 anos de batalha judicial; entenda
A Universidade Federal de Sergipe (UFS) publicou nessa sexta-feira (3) a nomeação do advogado Ilzver de Matos Oliveira, no cargo efetivo de professor adjunto da instituição. A batalha judicial iniciada em 2020 chega ao fim após uma série de polêmicas envolvendo a instituição.
O advogado foi aprovado em segundo lugar geral e em primeiro lugar por cotas raciais em concurso público para o cargo de professor adjunto do curso de Direito da UFS, mas o Conselho do Departamento de Direito optou pela abertura de um edital de remoção, solicitado por um professor do curso de ciências contábeis. O caso repercutiu entre entidades que defendem a igualdade racial e combate ao racismo.
A deputada estadual Linda Brasil (PSOL) comemorou a decisão. “VITÓRIA! Após quase 2 anos de luta, o Professor e Doutor Ilzver Matos foi nomeado como docente do Departamento de Direito da UFS. Parabéns @ilzver e todes que se mobilizaram para que o esse direito fosse assegurado. Seguimos na luta contra o racismo institucional!”
Ilzver aguarda o chamamento para a posse que tem prazo legal de até 30 dias a contar da decisão desta sexta-feira (3).
Leia os termos de uso