Saúde
UFS promove Simpósio sobre Cannabis medicinal nesta quarta (6)
O “Simpósio de Cannabis medicinal: da farmacologia à clínica médica”, com palestras de profissionais de diversas áreas, como direito, farmácia e medicina, o objetivo do evento é contextualizar, esclarecer e atualizar os participantes sobre o uso terapêutico da planta, será realizado no campus de São Cristóvão da Universidade Federal de Sergipe (UFS), nesta quarta-feira (6), às 18h.
O evento tem como objetivo mostrar a eficácia comprovada da Cannabis medicinal na minimização de dores e desconfortos provocados por doenças como câncer, epilepsia, esquizofrenia, depressão, mal de Parkinson, entre outras.
A médica Mirene Morais, certificada internacionalmente em Cannabis Medicinal, apresentará aos participantes um panorama da cannabis terapêutica no Brasil e no mundo. “Esse é um evento extremamente importante e que nos abre a possibilidade de falar sobre um tema que é tão caro para a sociedade, mas, ainda muito permeado por preconceitos”, disse.
A médica também lembrou que além do Tetrahidrocanabinol (THC) e do Canabidiol (CBD), compostos mais conhecidos da Cannabis, a planta tem mais de 100 substâncias ativas, que vêm sendo pesquisadas há décadas. “É uma grande riqueza”, completou a médica, que recentemente tratou sobre o assunto no plenário da Assembleia Legislativa.
Mirene tem experiência em tratar pacientes de doenças crônicas e neurológicas, cujas dores e sofrimento podem ser amenizados com o uso de medicamentos à base da planta. “Todos os espaços para se discutir o uso terapêutico da Cannabis são essenciais, pois, no fim, o debate é sobre a saúde e o bem-estar de milhões de brasileiros. Isso não pode ser negligenciado”, defendeu a médica.
O “Simpósio de Cannabis medicinal: da farmacologia à clínica médica” ocorrerá no auditório do prédio da Didática 7, localizado na universidade. Mais informações sobre o evento, como instruções para inscrição e demais palestrantes, podem ser acessadas através do perfil de Instagram do Laboratório de Pesquisa em Bioquímica e Imunologia Clínica da UFS (@labic.ufs).
Com informações da UFS
Leia os termos de uso