Educação


UFS segue como melhor universidade do Nordeste em ranking internacional


Publicado 14 de outubro de 2022 às 12:50     Por Fernanda Souto     Foto Adilson Andrade/ Ascom/ UFS

A Universidade Federal de Sergipe (UFS) segue como a melhor instituição de ensino superior da região Nordeste no ranking 2023 no World Ranking University, da Times Higher Education (THE).

Ainda conforme a lista, a UFS apresentou melhora em três dos cinco critérios avaliados, e figurou como sexta melhor universidade do Brasil.

Este é o quarto ano consecutivo em que a UFS participa do ranking, tendo sido 8ª em 2020, 5ª em 2021, e 3ª em 2022. Em quatro dos cinco critérios avaliados no ranking (ensino, pesquisa, transferência de conhecimento para a indústria e perspectiva internacional), a instituição apresentou variação positiva neste período.

Os indicadores mais robustos da universidade continuam sendo os vinculados à pesquisa. O que vem ao encontro de outros resultados obtidos pela instituição, como a melhora na avaliação dos programas de pós-graduação na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O critério “citações” permanece sendo o de maior destaque para a UFS no levantamento da revista britânica, apesar de ter sofrido diminuição, passando de 87,0 em 2022 para 67,2 em 2023 – o que teve impacto na colocação global da universidade, que passou a figurar entre as 801-1000 melhores instituições do mundo.

No cenário nacional, a UFS apareceu abaixo apenas da Universidade de São Paulo (USP), Universidade de Campinas (Unicamp), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Elaborado desde 2004 pela revista Times Higher Education (THE), o World Ranking University, inclui instituições de ensino superior de 99 países e territórios, e é o maior e mais diverso ranking de universidades existente. Na edição 2023, 73 instituições de ensino superior brasileiras foram avaliadas.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso