Política


Aracaju é a segunda capital com menor índice de indecisos em pesquisas espontâneas para prefeito


Publicado 20 de outubro de 2020 às 09:22     Por Eduardo Costa     Foto José Cruz/Agência Brasil

Aracaju é a segunda capital do Brasil com menor índice de indecisos em pesquisas espontâneas do Ibope para prefeito nas eleições de 2020. Segundo levantamento do Jornal O Globo, os números da capital sergipana chegam a 26%. Apenas Rio Branco (AC), com 23%, tem porcentagem menor. Os números são de pesquisas espontâneas, quando a lista dos candidatos não é apresentada e o entrevistado diz de forma pura em quem irá votar.

Em compensação no resto do país, nove capitais têm ao menos 40% de indecisos. O índice varia entre 23% e 54%. O maior número é de Porto Alegre (RS), onde tal índice chegou a 54%. O número também passou da metade em Natal (RN), com 52%.

Em seguida aparecem Curitiba (PR) com 47%, São Luís (MA) com 45% e Goiânia (GO) também do 45%. Os outros municípios que possuem mais de 40% de indecisos nas pesquisas espontâneas são Palmas (TO) com 44%, Vitória (ES) com 43%, Belém (PA) com 41% e São Paulo (SP) com 40%

Já nas pesquisas estimuladas, onde o nome dos candidatos é citado, as porcentagens são visivelmente menores. Aracaju tem o sexto menor índice nacional de indecisos neste sentido, com 6%. Os mais baixos estão em Recife (PE) e Manaus (AM), com apenas 3% de indecisos nas estimuladas.

Somente duas ultrapassam os 10% com tal metodologia: Natal e Porto Alegre, com 11%. Já Curitiba, Florianópolis (SC) e Porto Velho (RO) atingiram os 10% de eleitores que não sabem em quem votar.

Leia mais:
Candidatos mais bem avaliados em pesquisa Ibope de Aracaju receberam quase R$ 3 milhões de partidos para campanha
Edvaldo lidera intenções de voto para prefeito em Aracaju, diz Ibope



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso