Política


Bolsonaro pensa em alternativa caso Aliança pelo Brasil não possa disputar eleições em 2022


Publicado 20 de julho de 2020 às 10:41     Por Peu Moraes     Foto Antonio Cruz / Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou que pensa numa alternativa para disputar a reeleição em 2022 caso seu partido Aliança pelo Brasil não consiga obter o registro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até a data da eleição. A informação foi publicada pelo jornal Folha de São Paulo, no domingo (19). A ideia inicial do presidente era colocar o Aliança já na disputar na eleitoral deste ano.

“Estamos nos preparando para 2022, fiquem tranquilos que o partido irá sair. Lógico que sempre temos uma alternativa se der errado, mas será bem diferente de 2018. Pode acreditar na democracia, nós vamos mudar o Brasil com as armas da democracia”, disse.

A Aliança pelo Brasil foi lançada em novembro de 2019, com a presença de Bolsonaro, após o rompimento do presidente com a sigla que o elegeu, o PSL -o oitavo partido em sua carreira política. Desde então, a Aliança acumulou metas não cumpridas e reveses na Justiça que acabaram sendo agravados pela pandemia do novo coronavírus (covid-19).

Até o dia 9 deste mês, apenas 15.721 das 492 mil assinaturas de apoio exigidas pela legislação haviam sido validadas pela Justiça Eleitoral, 3,2% do mínimo necessário. A lei estabelece que a validação das assinaturas expira em dois anos, ou seja, a sigla tem de reuni-las até o início de dezembro de 2021 caso não queira perder, progressivamente, as já acumuladas.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso