Política


Candidaturas de servidores públicos municipais crescem 10,5% nas eleições de 2020, diz site


Publicado 12 de outubro de 2020 às 10:00     Por Eduardo Costa     Foto Fábio Pozzebom/Agência Brasil

As candidaturas de servidores públicos municipais no Brasil nas eleições de 2020 cresceram 10,5% em relação a 2016. Este ano serão 35.381 funcionários públicos dos municípios buscando alguma vaga para prefeitos, vice-prefeitos ou vereadores, contra 32.012 quatro anos antes. O levantamento é do portal Metrópoles com base em números do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A profissão de servidor público municipal é a segunda mais registrada no TSE, atrás apenas dos agricultores, com 37.648 candidatos. A maioria dos servidores estão na disputa de cargos para vereadores com 33.686, e vice-prefeitos com 886.

A construção de uma base de servidores públicos na política tem sido bastante visada já desde o âmbito municipal, principalmente com a reforma administrativa do Governo Federal no horizonte.

Ao Metrópoles, o presidente da Confederação dos Servidores Públicos Municipais (CSPM), Aires Ribeiro, afirmou: “O servidor público é a base do deputado no município. Reduzir essa presença elegendo servidores é um recado muito forte”.

As eleições de 2020 serão realizadas no dia 15 de novembro em primeiro turno, e no dia 29 de novembro (caso necessário) em segundo turno.

Leia mais:
Maia defende retomada das agendas de reformas no Congresso



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso