Eleições


Eleições 2022: TSE autoriza inclusão de nove militares na inspeção das urnas


Publicado 17 de agosto de 2022 às 10:30     Por Dhenef Andrade     Foto Reprodução / TSE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) permitiu a inclusão de nove militares no grupo que inspecionará as urnas eletrônicas. O ofício de autorização foi assinado pelo ministro Luiz Edson Fachin, então presidente da corte até esta terça-feira (16)

A decisão também dá o acesso dos integrantes das Forças Armadas ao código-fonte das urnas, o que deve ocorrer até a sexta-feira (19). No ofício de autorização, Fachin exaltou ‘o reconhecimento deste Tribunal, não apenas pela contribuição das Forças Armadas no âmbito da Comissão da Transparência Eleitoral (CTE), mas sobretudo pelo valioso suporte operacional e logístico prestado por elas em todas as últimas eleições’.

A inclusão de nove militares havia sido requisitada por Paulo Sérgio Nogueira, ministro da Defesa, na última semana. Os nomes aprovados não fazem parte da equipe de fiscalização e vão fazer um trabalho de reforço aos colegas que já vinham trabalhando na análise das urnas.

No início do mês, o TSE excluiu da equipe de inspeção o coronel do Exército Ricardo Sant’Anna. O militar teria divulgado fake news sobre as urnas eletrônicas nas redes sociais. Assinado por Fachin, o ofício de expulsão também tem a rubrica de Alexandre de Moraes, que tomou posse como presidente na noite desta terça (16).



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso