Política


Fábio Mitidieri quer impugnar pesquisa IPEC por não observar proporção de habitantes


Publicado 26 de setembro de 2022 às 10:00     Por Fernanda Sales     Foto Erick O’Hara / Assessoria parlamentar

A assessoria jurídica do candidato ao Governo, Fábio Mitidieri (PSD), da coligação ‘Novo Tempo Para Sergipe’, ingressou com representação eleitoral de impugnação por pesquisa eleitoral irregular. A pesquisa foi realizada pelo IPEC (ex-Ibope) e publicada pela TV-Sergipe. Ainda de acordo com a assessoria, a pesquisa ainda “coloca em dúvida a imparcialidade da emissora de TV”, que realizará debate terça-feira (27).

Segundo a assessoria jurídica, o IPEC não considerou o critério de proporcionalidade populacional dos 32 municípios onde entrevistou 800 pessoas por telefone, colocando em dúvida o resultado divulgado com os candidatos Valmir de Francisquinho (PL) em primeiro lugar e Rogério Carvalho (PT) em segundo lugar.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe sob o protocolo de número NºSE 02694/2022. Entre os dias 19 e 21 de setembro, foram ouvidos sergipanos de 32 cidades como Aracaju, Barra dos Coqueiros, Socorro, São Cristóvão, Boquim, Pedrinhas, Estância, Carira, Tobias Barreto, Maruim, Itabaiana.

Para a assessoria do candidato, o responsável pela pesquisa selecionou o mesmo número de questionários para cidades com populações diferentes. “Por exemplo, uma cidade com 52 mil habitantes como Tobias Barreto foi aplicado 16 questionários sobre em quem votar para governador. Mesmo número de questionários de Pedra Mole, que tem 2.968 moradores. Da mesma forma ocorreu em municípios como Carira (22 mil habitantes), Boquim (26 mil habitantes), Divina Pastora (5.290 habitantes), Barra dos Coqueiros (31 mil habitantes), Itabi (4.569 habitantes)”.

“Um recorte que impacta diretamente no resultado da amostragem porque existe uma desigualdade entre número de entrevistas realizadas, proporcionalmente, e número de eleitores do município pela quantidade de questionários ofertados pela empresa Ipec, dando a falsa impressão de potencial de um determinado candidato”, finalizou a assessoria.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso