Política


Justiça proíbe divulgação de pesquisa sobre intenção de voto para prefeito em Lagarto


Publicado 05 de outubro de 2020 às 08:01     Por Redação AjuNews     Foto Arquivo / Agência Brasil

A Justiça Eleitoral determinou a suspensão de uma pesquisa de intenção de voto para prefeito no município de Lagarto, no Centro-Sul de Sergipe, feita pelo Instituto de Pesquisas do Nordeste Ltda (Inor). A decisão liminar (provisória) foi assinada pela juíza da 12ª Zona Eleitoral, Carolina Valadares Bitencourt, na sexta-feira (2), após representação feita pelo partido PDT, e cabe recurso.

O estudo foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no dia 29 de setembro e seria divulgado nesta segunda-feira (5). Em caso de descumprimento, a magistrada determinou multa no valor de R$ 10 mil.

À Justiça, o PDT alegou que: há erro no detalhamento de bairros e povoados integrantes da pesquisa, já que o detalhamento não informa se é povoado ou bairro; no questionário apresentou item de pergunta, onde se lê NS/NR, não sabe ou não respondeu e indicação em uma pergunta de branco/nulo sem reproduzir na outra; e que no questionário não é possível extrair o quantitativo de eleitores que votará branco ou nulo, já que as variáveis se encontram juntas nas alternativas de resposta.

A sigla apontou também que a pesquisa não faz referência ao eleitorado que não possui renda; diferença dos percentuais de sexo indicados no plano e no somatórios dos percentuais; que não apresenta o nome do entrevistado, embora a “informação deve ser protegida, e não omissa no questionário”; e ainda que o custo da pesquisa causa estranheza, R$ 4 mil para arcar com uma pesquisa, sem que houvesse contratantes.

Na decisão, a juíza deferiu parte da liminar: “De todas as irregularidades apontadas, tenho como configurada, nesta análise preliminar que faço, apenas a que faz referência aos percentuais de sexo Masculino e Feminino, pois de fato, o somatório obtido dos estratos de percentuais, não se alcança o somatório indicado no plano. Já que neste apresenta M 47,17% e F 52,83% e do somatório se obtém 47,51% M e 52,49% M”.

Neste fim de semana, uma nota supostamente atribuída ao PDT municipal e que chegou a ser repercutida por este veículo, apontou que o instituto tinha ligação com o partido Cidadania, mas a informação foi negada e esclarecida pelos antigos sócios, Magno Lima Santos Fontes Correia e Fabrício Araújo Cardoso, por meio de nota, Atualmente, eles são assessores do gabinete da deputada Kitty Lima (Cidadania), segundo o Portal da Transparência da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese). O Inor chamava-se Certa Pesquisa e foi vendido para Drielly Julianne Rodrigues Santos.

“Somos profissionais que atuam no setor político há mais de 10 anos e decidimos criar um instituto de pesquisas em 2019, por entender que existia espaço para essa atividade no mercado. O fato de fazermos parte de um agrupamento político não é um impedimento legal e nenhuma pesquisa realizada sofreu qualquer tipo de sanção judicial”, disseram por meio de nota.

Ainda segundo o esclarecimento, “a empresa foi vendida, no início do mês de setembro e, desde então, não temos qualquer ligação com o novo instituto formado ou com a sua proprietária, conforme comprovação em anexo. Todos os dados nos órgãos estaduais e federais já são da nova proprietária, uma pessoa que não possui qualquer ligação anterior conosco”. Por fim, reafirmaram que “durante o período em que estivemos à frente do Instituto nenhuma pesquisa sofreu qualquer processo judicial ou qualquer contestação”.

No município, Fábio Reis disputa a prefeitura pelo PDT, enquanto o Cidadania está na corrida eleitoral com Nininho da Bolo Bom.

 

Inicialmente, a matéria foi publicada no dia 4 de outubro de 2020, às 8h27. E, foi editada para atualização de informação às 8h01 do dia 5 de outubro.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso