Política


MP Eleitoral ajuíza 62 ações contra diretórios regionais de partidos em Sergipe; veja quais legendas estão suspensas


Publicado 11 de abril de 2023 às 05:55     Por Redação AjuNews     Foto Divulgação / MPF

O Ministério Público Eleitoral ajuizou, no último mês, 62 representações no Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) pedindo a suspensão dos diretórios regionais de partidos políticos que não prestaram contas em anos anteriores. As ações, assinadas pelo procurador regional Eleitoral, Leonardo Martinelli, resultam de um procedimento interno instaurado para apurar quais partidos do estado tiveram suas contas declaradas como não prestadas no exercício financeiro ou de campanha eleitoral.

Se o TRE-SE acatar as representações do Ministério Público e decidir suspender as anotações das legendas, elas não poderão registrar candidatos enquanto perdurar a irregularidade que motivou a sanção. “Como consequência inafastável da inadimplência, haja vista que é obrigação da agremiação apresentar suas contas anuais e de campanha, resta ao Ministério Público ingressar com a representação visando suspender o diretório regional omisso, seguindo o comando da Resolução 23.571/2018, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)”, disse, o procurador nos pedidos.

No momento, há seis agremiações políticas suspensas no estado por irregularidades na prestação de contas, como fruto de representações ajuizadas pelo MP Eleitoral: Agir (antigo Partido Trabalhista Cristão), Partido Comunista Brasileiro (PCB), Patriotas, Partido Democrático Trabalhista (PDT), Partido Social Cristão (PSC) e a Rede Sustentabilidade. O Partido da Causa Operária (PCO) também teve a anotação suspensa, por estar há mais de 30 dias sem CNPJ.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso