Política
MP Eleitoral pede impugnação da candidatura de Lara Moura à prefeitura do Japaratuba
O Ministério Público Eleitoral (MPE) apresentou à Justiça pedido de impugnação da candidatura de Lara Moura (PSC) à prefeitura de Japaratuba, município localizado no Leste sergipano, no último dia 27. A ação de impugnação de registro de candidatura, assinada pela promotora eleitoral Rosane Gonçalves dos Santos, obtida pelo AjuNews, será julgada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE).
À Justiça Eleitoral, a promotora argumentou que a atual prefeita está inelegível após ser condenada à suspensão de seus direitos políticos, nos autos do processo de uma ação cível de improbidade administrativa decorrente de investigações na gestão do ex-prefeito de Pirambu, Juarez Batista (PSC).
Além de Lara e do ex-prefeito, também é citado no processo o marido dela e presidente do PSC em Sergipe, André Moura. Na decisão de 2017, o juiz Rinaldo Salvino julgou procedente que eles teriam participado de um esquema que usou dinheiro público para fazer compras em um mercado e em uma peixaria. Na decisão, do processo movido pelo Ministério Público do Estado (MP-SE), todos ficaram com os direitos políticos suspensos por oito anos.
Na nova ação, a promotora destaca que a atual prefeita teve contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU), “que não houve o exaurimento do prazo de oito anos legalmente previsto, e tampouco existem notícias de que essa decisão fora suspensa ou anulada, pelo Poder Judiciário”.
Leia os termos de uso