Política


Rodrigo critica Valadares Filho por mudança de etnia no TSE: ‘O que o fundo eleitoral não faz’


Publicado 15 de outubro de 2020 às 10:22     Por Eduardo Costa     Foto Jadilson Simões/Rede Alese

O candidato à prefeitura de Aracaju Rodrigo Valadares (PTB) criticou o primo e postulante a vice-prefeito Valadares Filho (PSB), e denunciou uma suposta mudança de declaração de etnia no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Segundo Rodrigo, Valadares Filho se autodeclarou branco em 2016 e mudou para pardo neste ano.

“Velho, Valadares Filho se declarou como pardo. O cara tem olho verde! Em 2016 ele se declarou branco. O que o Fundo Partidário não faz, hein… muda até a etnia”, disse Rodrigo em uma rede social, em tom irônico para com o candidato a vice na chapa da Delegada Danielle (Cidadania).

Segundo as estatísticas do TSE, entre candidatos autodeclarados pretos e pardos, o número saltou em Aracaju de 305 para 524 nos últimos quatro anos. São mais postulantes pretos e pardos em 2020 (524) do que o número total de candidatos de todas as cores em 2016 (451).

A referência de Rodrigo na postagem diz respeito ao Fundo Eleitoral. Em agosto, o TSE definiu a divisão proporcional do dinheiro que financia campanhas entre candidatos brancos e negros, visando uma maior representatividade nas candidaturas em todo o Brasil.

Leia mais:
Número de candidatos autodeclarados pretos ou pardos aumenta mais de 70% em Aracaju entre 2016 e 2020



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso