Política


Saídas de Iran e Gualberto do PT podem deixar sigla sem representação na Alese


Publicado 10 de março de 2022 às 09:27     Por Fernanda Sales     Foto Jadilson Simões / Assembleia Legislativa de Sergipe

Os deputados estaduais Iran Barbosa e Francisco Gualberto confirmaram saída do Partido dos Trabalhadores (PT) para se filiarem a outros partidos. Com a mudança partidária, o PT pode ficar sem representação na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese).

Francisco Gualberto, que atualmente é presidente em exercício da Alese, informou na Sessão Mista desta quarta-feira (9), a oficialização da mudança de partido e anunciou que vai se filiar ao PSD, partido do governador Belivaldo Chagas.

“Eu informo aos meus pares e à população de Sergipe que na terça (8) eu oficializei a minha desfiliação do Partido dos Trabalhadores. Todos sabem que nós chegamos ao partido em 1981, ajudamos a construí-lo por muitos anos junto com outros companheiros, mas chegou a um momento que não mais tinha clima para continuarmos na mesma agremiação partidária. Essa Casa tem conhecimento que faço política com grupo, com concepção de mundo, de estado e de país; de forma coletiva e nunca aprendi a fazer política sozinho”, ressaltou.

Segundo o deputado, ele irá se filiar ao PSD e coloca seu nome à disposição como pré-candidato a deputado federal. “Irei compor com muito prazer e humildade, os quadros do PSD do Estado Sergipe. Logicamente que, continuo no agrupamento coordenado pelo governador Belivaldo Chagas, mas que tem nesse partido muitas figuras extraordinárias com quem já convivi e convivo. Já convivi com o pai da deputada Maisa Mitidieri, Dr. Mitidieri e hoje convivo com a deputada. […] Vou para o PSD na esperança de contribuir com muita humildade com o Brasil e com Sergipe e também coloco a disposição do partido, o meu nome como pré-candidato a deputado federal”, acrescentou.

Iran Barbosa no PSol
Já o deputado Iran Barbosa, ainda não oficializou a desfiliação, mas já está confirmada sua filiação ao PSol para o dia 28 de março. O parlamentar deve disputar a reeleição pelo novo partido.
Iran foi eleito deputado em 2018 com o apoio da ex-deputada Professora Ana Lúcia, que decidiu não concorrer a reeleição. Ambos faziam defesa dos professores e apoiavam as pautas do Sintese (Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica do Estado de Sergipe).

Possível filiação ao PT
Apesar de correr o risco de ficar sem representante na Alese, o PT buscar filiar outro deputado. Possivelmente, quem pode mudar para a sigla é o deputado João Marcelo, que está para sair do PTC.

Leia mais:
Eleições: Gustinho Ribeiro deve trocar Solidariedade por Republicanos
Janela partidária começa nesta quinta (3) e segue até 1º de abril



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso