Política


“Tenho o compromisso de fazer o básico do básico, que nem isso eles tinham”, diz prefeita eleita de Gararu


Publicado 16 de dezembro de 2020 às 14:00     Por Fernanda Sales     Foto Fernanda Sales / AjuNews

A prefeita eleita do município de Gararu, no Alto Sertão Sergipano, Zete de Janjão (PSD), afirmou que a sua gestão terá “o compromisso de fazer o básico do básico” que segundo ela, nem isso a gestão anterior fazia. Em entrevista ao AjuNews, a pesedista destacou que quer iniciar a gestão “mantendo só, realmente, o essencial para a máquina funcionar” e que irá “cortar muita coisa que vem acontecendo nos mantados anteriores”.

“Tenho um plano de governo focado nas áreas essenciais, como saúde, educação, agricultura. Se nem isso acontece, não se faz uma gestão. A principal meta é a atenção básica. Quero iniciar a gestão mantendo só, realmente, o essencial para a máquina funcionar. Tenho que cortar muita coisa que vem acontecendo nos mandatos anteriores. Vou manter só aquilo que for essencial para a máquina funcionar, para não gerar bola de neve e ficar sem pagar funcionários. Depois vou buscando recursos e emendas para as coisas irem realmente acontecendo”, explicou a futura gestora.

Zete afirmou ainda que essa é a primeira vez que se candidatou ao cargo de prefeita. “Nunca fui prefeita, já fui vice-prefeita, vereadora, secretária de saúde e foi um momento muito decisivo na minha vida quando decidi concorrer com o sistema que já vinha de quatro mandatos. Apesar disso, baseado com o trabalho que já tinha prestado e com o descaso que estava o município, o povo deu uma resposta favorável para que eu fosse eleita”, disse.

Câmara de Vereadores
Sobre a relação com os novos vereadores eleitos,  a prefeita explicou que quatro são do seu agrupamento. “Mas não vejo nenhuma dificuldade, mesmo porque a gestão que estava, tinha no meu agrupamento cinco vereadores e nunca eles fizeram oposição para prejudicar o município, pelo contrário, tudo que foi de melhoria para o município era aprovado por todos. Dos nove vereadores eleitos, cinco não são do meu agrupamento, mas não tenho receio de conversar com os cinco e sentar que queremos o bem comum para todos. Acredito que será uma gestão com transparência e eles vão entender e a fazer a parte deles no legislativo. Dos vereadores eleitos tem alguns que nunca tiveram mandatos e tenho certeza que eles vão fazer o melhor para a população”.

Secretariado
A pesedista disse ainda que irá analisar os secretários com muito cuidado, porque, segundo ela, é que onde acontece a gestão. “Vou determinar metas paras cada secretaria para que as coisas realmente aconteçam. Estou analisando caso a caso, buscando pessoas dentro do próprio município. Fui secretária de saúde, de 2013 a 2016, sei da responsabilidade e do complexo que é uma secretaria para administrar, principalmente a saúde, que lida com vidas. Mas em todas as pastas o povo precisa ter prioridade em tudo, se tem que ter um bom atendimento, se as coisas funcionam, se a secretaria está atendendo bem, as coisas estão funcionando, mas se não está atendendo bem a responsabilidade é do gestor. Não tenho ainda nomes oficializados mas vou fazer as nomeações tendo olhar críticos para cada um”, finalizou.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso