Entretenimento


Marina Ruy Barbosa defende adiamento do Enem e diz que a necessidade é ‘urgente’


Publicado 17 de maio de 2020 às 09:30     Por Roberta Cesar     Foto Divulgação

A atriz Marina Ruy Barbosa publicou um texto em seu Instagram, neste sábado (16), defendendo o adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que está marcado para os dias 1 e 8 de novembro (presencial) e 22 e 29 de novembro (digital).

“A discussão em torno do Enem só evidencia que aquela máxima ‘se esforça, você consegue’ é uma ilusão. Que tristeza ver tanta gente tão distante do mínimo necessário para ter saúde, do mínimo necessário pra estudar”, escreveu a atriz.

Marina ainda escreveu sobre a dificuldade enfrentada por vários brasileiros diariamente para estudar e trabalhar. “Nunca desconfiaram de mim por causa da cor da minha pele. Jamais precisei mentir sobre a minha sexualidade. Não sei o que é passar fome. Não sei o que é me privar de estudar para trabalhar. Por isso, não posso falar o que todas essas pessoas sentem, vivem e enfrentam. Não carrego essa dor comigo. Não posso falar por elas. Tenho essa consciência. Mas dar voz a essas pessoas, a essas lutas é possível sim. Está ao meu alcance, ao nosso alcance e essa necessidade é urgente”, ressaltou.

“A pandemia tá aí, jogando na nossa cara, com ainda mais força, as diferenças sociais, econômicas. E não vamos nos iludir. Quando isso tudo passar (porque vai passar!), essa distância social tende a aumentar. A SOBREVIVÊNCIA, inclusive mental precisa estar acima de qualquer calendário”, opinou Marina.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso