Justiça


Com pandemia gastos de tribunais superiores com passagens e diárias caem 69%, diz site


Publicado 20 de setembro de 2020 às 14:29     Por Peu Moraes     Foto Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

Os gastos dos cinco tribunais superiores do Judiciário brasileiro caíram 69%, no primeiro semestre de 2020, ou seja, R$ 2,1 milhões, a menos com diárias e passagens aéreas para ministros e servidores das Cortes. As informações foram publicadas pelo site Metrópoles, neste domingo (20). De acordo com a reportagem, no mesmo período de 2019, os cofres públicos arcaram com R$ 6,7 milhões em despesas de viagens. A queda ocorreu em meio à pandemia do novo coronavírus (covid-19).

No Brasil, há cinco tribunais considerados de terceira instância. São eles: Supremo Tribunal Federal (STF), Superior Tribunal de Justiça (STJ), Tribunal Superior do Trabalho (TST), Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e Superior Tribunal Militar (STM). Os dados foram levantados pelo site, por meio do portal da transparência, no site de cada Corte.

Ainda segundo a matéria, mesmo em meio à pandemia, servidores e ministros dos tribunais continuam fazendo deslocamentos. Participaram de reuniões presenciais em outros estados, cursos de capacitação e encontros de líderes. No caso do STJ, há também diárias pagas para a condução de veículos da Corte que foram à cidade de Catalão, em Goiás, para levar doações de bens, como equipamentos de informática, móveis e telefones, em abril.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso