Justiça


Covid-19: Ações trabalhistas caem 35%; já as ligadas a vírus disparam


Publicado 26 de maio de 2020 às 09:00     Por Roberta Cesar     Foto Divulgação

Com a crise do novo coronavírus (covid-19), a quantidade de novas ações caiu no mês de abril, enquanto os pedidos relacionados à doença dispararam, de acordo com os dados do Tribunal Superior do Trabalho (TST). Em abril foram registrados 108,4 mil processos no país, uma queda de 35% em relação a abril de 2019 (166,1 mil) e de 26% sobre março deste ano (146,7 mil). As informações foram publicadas pelo jornal Folha de São Paulo, nesta segunda-feira (25).

De acordo com a publicação, dados do TST revelam que em abril as varas registraram 1.107 ações relacionadas à covid-19. Com isso, o aumento foi de 522% em relação ao mês de março (178).

“A covid-19 vai refletir nas relações de trabalho e haverá busca por certa prestação jurisdicional. Há os mais vulneráveis que dependem da Justiça para receber parcelas que dizem respeito à natureza alimentar, afirmou o corregedor-geral da Justiça do Trabalho, ministro Aloysio Corrêa da Veiga.

Ainda segundo o ministro, o aumento dos processos vai depender da curva de contaminação. “A princípio há [expectativa de crescimento de ações relacionadas à covid-19]. Não estamos em um momento de ascensão absoluta dos números, dobrando a cada semana, completa.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso