Política


Juiz aceita representação do PSC que suspende pesquisa eleitoral com vícios em Simão Dias


Publicado 17 de setembro de 2020 às 08:20     Por Eduardo Costa     Foto Reprodução/Google Street View

Uma representação do Partido Social Cristão (PSC) diante de indícios de vícios da pesquisa eleitoral registrada pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB) foi aceita pelo juiz da 22ª Zona Eleitoral de Simão Dias, Henrique Brito de Carvalho. Com a decisão, a pesquisa deve ter seus resultados suspensos em até 24 horas, com R$ 10 mil de multa diária caso não aconteça.

Segundo o juiz Henrique Brito, os valores cobrados, a metodologia e a extensão da pesquisa não foram suficientes para mostrar que não haviam vícios. De acordo com a decisão, a pesquisa com 600 entrevistas em domicílios de Simão Dias com questionário completo durou apenas três dias.

Já no caso dos valores, “a despeito da imensa logística de recursos humanos e materiais necessários para se concluir um trabalho desses em três dias, o custo declarado foi de apenas R$ 4 mil e sem que houvesse contratantes, ou seja, um trabalho filantrópico albergado pela legislação eleitoral”.

O juiz da 22ª Zona Eleitoral de Simão Dias destaca que uma pesquisa publicada com erros pode alcançar as pessoas com informações inverídicas. Isso gera, nas palavras dele, “um dano de grande proporção, em virtude do potencial de influência que tais pesquisas possuem como indutores da preferência do eleitorado, afetando a lisura do processo eleitoral”.

Henrique Brito de Carvalho crê que os documentos e provas mostraram que a ação do PSC era verídica, e aceitou a representação, especialmente nas já citadas questões da execução das entrevistas e na inconsistência de valores.

Advogado do PSC, Adson Felipe de Almeida chagas comemorou a decisão. “Essa é uma vitória não do partido, mas da sociedade simãodiense como um todo, pois busca pela transparência e lisura da eleição”, afirmou.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso