Polícia


Levantamento mostra que 70% dos casos de homicídios no Brasil não são solucionados


Publicado 28 de setembro de 2020 às 08:00     Por Eduardo Costa     Foto Fernando Frazão/Agência Brasil

Um levantamento feito pelo Instituto Sou da Paz e divulgado no ‘Fantástico’, da TV Globo, neste domingo (27), mostra que em 11 dos 27 estados do Brasil, 70% dos homicídios não são solucionados. Além disso, os seus culpados acabam saindo impunes.

A pesquisa analisou dados públicos, que devem ser divulgados pelos Ministérios Públicos e pelos Tribunais de Justiça dos Estados. Mas das 27 unidades da federação, apenas 11 enviaram dados completos. Dez enviaram dados incompletos ou inconsistentes, e seis não enviaram nenhuma informação (Sergipe é um deles).

Com base nas informações completas de apenas 10 estados e do Distrito Federal, apenas 33,1% dos homicídios foram solucionados no Brasil em 2017. É um percentual considerado baixo. Segundo dados oficiais, 58 mil pessoas foram assassinadas em todo o país no ano em questão.

O exemplo positivo é o do Distrito Federal, em que 92% dos casos de homicídio são esclarecidos em até dois anos. Alguns fatores colaboram nesta discrepância, como o tamanho da população em relação aos outros estados e a pequena quantidade de crimes.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso