Política


Moraes dá 24h para Bolsonaro e PL apresentarem provas que abranjam os dois turnos das eleições


Publicado 23 de novembro de 2022 às 06:20     Por Dhenef Andrade     Foto Reprodução/ Agência Brasil

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, deu prazo de 24h, a contar desta quarta-feira (23), para o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o partido apresentarem dados que abranjam os dois turnos da eleição e não somente a do segundo, no qual saiu derrotado para Lula (PT). Em documento enviado à corte eleitoral, eles pedem a anulação de modelos de urnas que juntas somam 352.125 equipamentos.

“As urnas eletrônicas apontadas na petição inicial foram utilizadas tanto no primeiro turno, quanto no segundo turno das eleições de 2022. Assim, sob pena de indeferimento da inicial, deve a autora aditar a petição inicial para que o pedido abranja ambos os turnos das eleições, no prazo de 24 (vinte e quatro) horas. Publique-se com urgência”, diz o texto.

O PL entrou com representação no fim desta terça-feira (22) e alegam que houve “desconformidades irreparáveis de mau funcionamento” nos modelos UE2009, UE2010, UE2011, UE2013 e UE2015. O erro estaria em arquivos que identificam as urnas. O laudo técnico que aponta supostos erros foi realizado pelo Instituto Voto Legal (IVL), contratado pelo partido de Bolsonaro.

Leia mais
Bolsonaro e PL pedem ao TSE anulação de votos de mais de 350 mil urnas



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso