Saúde
MPs pedem ampliação de leitos de UTI e transferência de pacientes que aguardam nas filas de espera em Sergipe
O Ministério Público Federal (MPF), o Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Ministério Público de Sergipe (MP-SE) acionaram a Justiça Federal para que União, o Estado de Sergipe e o Município de Aracaju implantem novos leitos em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e enfermarias até zerar a fila de espera no estado. A ação civil pública foi protocolada nesta terça-feira (13).
No documento, os órgãos ressaltam que para garantir a ampliação dos leitos, a União deve realizar os repasses financeiros e a remessa a Sergipe de equipamentos, insumos hospitalares, medicamentos e instalações físicas necessárias. Além disso, o ente federal deve realizar a contratação emergencial de profissionais de saúde de todas as áreas necessárias em um número que seja suficiente para o atendimento dos pacientes.
Além da ampliação dos leitos, conforme informou o MPF, na ação, os ministérios públicos também pedem à Justiça que determine a transferência urgente de pacientes diagnosticados com covid-19 que aguardam em fila de espera por um leito de UTI. Os pacientes devem ser encaminhados a outras unidades de saúde, sejam elas públicas ou privadas, localizadas em Sergipe ou em outros estados onde exista disponibilidade de vaga, até que consiga zerar a fila de espera.
Leia os termos de uso