Política


Presidente do STJ defende prisão domiciliar de Fabrício Queiroz e diz que concederia o benefício novamente


Publicado 26 de agosto de 2020 às 11:00     Por Eduardo Costa     Foto Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro João Otávio de Noronha, presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), afirmou à coluna Painel, do jornal Folha de S. Paulo, que caso possível concederia nova prisão domiciliar a Fabrício Queiroz. Noronha já havia concedido prisão domiciliar a Queiroz, que foi derrubada pelo ministro do STJ Félix Fischer, e depois refeita pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes.

À coluna da Folha, Noronha questiona o fato de Queiroz, investigado no escândalo das “rachadinhas”, ser o único preso no caso. “Quantos estão sendo investigados por rachadinha? E só um está preso? […] Como o Queiroz atrapalharia a investigação se ele está em casa, se só pode falar com a família, a quem ele pode atrapalhar?”, afirma.

Na decisão, Noronha determinou que Márcia Queiroz, esposa de Fabrício, também deveria deixar a cadeia para que pudesse cuidar do marido em casa. Após várias críticas de que a atitude tinha cunho machista, o presidente do STJ se defendeu.

“Não é que a mulher se destina a cuidar do homem, poderia ser o homem cuidando da mulher, ou poderia ser uma relação homoafetiva. O Queiroz está com câncer, não vai precisar que alguém cuide dele? Trato as mulheres com muito respeito. Ninguém fez mais pelas mulheres no tribunal do que eu”, disse ele.

Noronha também afirmou à coluna Painel que não houve nenhuma interferência do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no caso: “Que o presidente veio me pedir algo sobre isso, isso é fofoca, futrica. Ninguém nunca falou comigo sobre isso. A decisão do ministro Gilmar [Mendes] não foi tão criticada quanto a minha, não é?”.

Por fim, segundo o presidente do STJ, Queiroz não foi absolvido, mas foi colocado em prisão domiciliar pois os fatos são bastante recentes para justificar a preventiva. Ele ainda deixou uma espécie de “recado” para a imprensa: “Se for ler o que vocês escrevem, eu não decido nada. Mas salve a liberdade de imprensa, apesar de alguns moleques”.

Leia mais:
Gilmar Mendes suspende ordem de prisão contra Queiroz e esposa
STJ revoga prisão domiciliar de Fabrício Queiroz e esposa
Defesa de Queiroz entra com recurso no STJ para trocar relator do caso



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso