Política


Procurador Deltan Dallagnol deixa Lava Jato após seis anos no comando


Publicado 01 de setembro de 2020 às 15:24     Por Fernanda Souto     Foto Marcelo Camargo/ Agência Brasil

O procurador da República Deltan Dallagnol vai deixar a força-tarefa da Operação Lava Jato em Curitiba por questões pessoais, segundo informações do Ministério Público Federal (MPF), divulgadas nesta terça-feira (1°). Dallagnol foi coordenador da equipe desde sua criação em 2014.

“Após 6 anos à frente da Lava Jato no Paraná, o procurador da República Deltan Dallagnol está se desligando da força-tarefa para se dedicar a questões de saúde em sua família”, explicou o MPF em nota.

Conforme o órgão, Dallagnol deve ser substituído pelo procurador Alessandro Oliveira, que ficará responsável pelos processos da Lava Jato em Curitiba. De tal forma, Deltan assumirá as funções antigas de seu substituto.

De acordo com a nota, Oliveira “é membro com maior antiguidade na Procuradoria da República do Paraná a manifestar interesse e disponibilidade para coordenar os trabalhos”.

O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) tem processos contra Dallagnol e que estão à espera de julgamento contra sua atuação na Lava Jato. Se for condenado, ele poderá ser afastado da força-tarefa.

“A liderança exercida foi fundamental para todos os resultados que a operação Lava Jato alcançou, e os valores que inspirou certamente continuarão a nortear a atuação dos demais membros da força-tarefa, que prosseguem no caso”, declarou a força-tarefa em comunicado.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso