Justiça


STF antecipa eleição e elege Luiz Fux como novo presidente da corte


Publicado 25 de junho de 2020 às 15:43     Por Agência Brasil     Foto Antonio Cruz / Agência Brasil

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux foi eleito para o cargo de presidente da Corte, nesta quinta-feira (25). A vice-presidente será a ministra Rosa Weber. O pleito estava marcado, inicialmente, para 12 de agosto, mas foi antecipado para facilitar o processo de transição por causa da pandemia do novo coronavírus (covid-19).

Atualmente, Fux ocupa a vaga de vice-presidente e passará a comandar o tribunal no dia 10 de setembro, quando termina o mandato de dois anos do presidente atual, Dias Toffoli. A eleição ocorreu de forma simbólica porque não há disputa. A investidura no cargo segue ordem de antiguidade de entrada no tribunal.

Luiz Fux tomou posse no STF em 2011, após ser indicado para o cargo pela ex-presidente da República Dilma Rousseff e ser aprovado pelo Senado. O ministro é magistrado de carreira desde 1983 e também foi responsável pela elaboração do Código de Processo Civil (CPC), aprovado pelo Congresso em 2015. Antes de chegar ao tribunal, Fux era ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ).



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso