Política
STF forma maioria para manter decisão que declara Moro parcial em processo contra Lula
O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para manter a decisão que declarou o ex-juiz Sergio Moro parcial no processo contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva envolvendo o tríplex do Guarujá, nesta quinta-feira (22).
O placar está 7 a 2 a favor da suspeição, com apenas os votos dos ministros Marco Aurélio e Luiz Fux restando. A sessão foi encerrada com um pedido de vista de Marco Aurélio e não há data para ser retomada.
Com a decisão, qualquer prova que tenha sido colhida pela investigação feita em Curitiba foi anulada. De tal forma, para que o caso do tríplex seja julgado novamente é preciso recomeçar todas as investigações.
A anulação das condenações de Lula no âmbito da Lava Jato foi validada pelo plenário, na última quinta-feira (15), quando o placar foi de 8 a 3 para manter a decisão do ministro Edson Fachin, proferida em março.
O relator da ação, o ministro Fachin junto ao ministro Roberto Barroso votaram para a anulação da suspeição de Moro. Votaram contra os ministros Gilmar Mendes, Nunes Marques, Alexandre de Moraes, Ricardo Lewandowski, Dias Toffoli, Cármen Lúcia e Rosa Weber.
Leia os termos de uso